Hemorróidas

 

O que são hemorróidas?

- Hemorróidas são veias dilatadas na região anal que manifestam sintomas. Existem 2 tipos de hemorróidas: internas e externas, de acordo com a posição. As hemorróidas externas você pode ver ou sentir do lado de fora do reto. Ao contrário, as hemorróidas internas estão escondidas dentro do reto. 

O que causa hemorróidas?

- A postura ereta característica da raça humana influencia aumentando a pressão nas veias do ânus. Fatores tais como: defecação difícil, uso crônico de laxativos, longos períodos sentado no banheiro, gravidez, além de rotinas profissionais ou esportivas, podem ainda aumentar mais essa pressão dentro das veias, o que as leva a dilatar. A hereditariedade (herança genética) também é reconhecida como um fator importante para o desenvolvimento de hemorróidas.

Quais são os sintomas?

- Os sintomas mais comuns ocorrem durante a defecação: desconforto anal, dor intensa nos casos de trombose hemorroidária, sangramento, prolapso, coceira. 

Hemorróidas podem causar câncer?

- Não. Esta correlação entre hemorróidas e câncer não existe. Contudo, metade das pessoas que procuram tratamento para hemorróidas tem sintomas ocasionados por outros problemas. Em alguns casos o câncer pode ser a causa do sangramento pelo ânus e por este motivo não é seguro acreditar que seu sangramento provém de hemorroidas sem antes consultar um especialista.

Qual é o tratamento?

Tratamento inicial

- Combater a constipação de modo a reduzir o esforço durante a defecação.

- Correção dos hábitos alimentares, aumentando ingestão de água e de fibras. São boas fontes de fibras os cereais, os alimentos integrais, as frutas e os vegetais.

- Evitar alimentos com ação irritante e que pioram os sintomas, como o álcool e a pimenta

- Após as evacuações evite usar o papel higiênico.

- Banho de assento com água morna durante 15 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Não adicione sabão, banho de espuma, ou qualquer coisa na água.

- Uso depomadas e supositórios com efeito analgésico, bem como comprimidos para fortalecer as veias (venotrópicos como as diosminas)

Tratamento minimamente invasivo

Nos casos em que as medidas clínicas não resultam em um bom controle dos sintomas, pode ser necessário um tratamento definitivo através de procedimentos minimamente invasivos:

- Ligadura elástica das hemorróidas: o médico amarra pequenas tiras de borracha em torno das hemorróidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Poucos dias depois, as hemorróidas encolhem e caem. É uma técnica que pode ser feita no consultório e costuma ser indolor. A ligadura elástica está indicada para hemorróidas de grau I e II e apresenta uma taxa de sucesso de 80%.

Tratamento cirúrgico

Se as técnicas pouco invasivas não surtirem efeito ou se a hemorróida for de grau III ou IV, o tratamento deve ser feito com cirurgia propriamente dita, utilizando grampeadores (Técnica de Longo) ou removendo as hemorróidas (Milligan Morgan ou Ferguson).

As informações disponibilizadas neste site são apenas de caráter informativo e não substituem de forma alguma a avaliação do seu médico