- A fissura anal é uma pequena úlcera linear, um corte ou ruptura do revestimento do canal anal. Essa doença é comum e atinge mais frequentemente os adultos jovens, podendo ocorrer em qualquer faixa etária
O que causam as fissuras anais?
- O trauma do canal anal e a hipertonia do esfíncter do ânus. Ambos podem ocorrer tanto pela defecação de fezes endurecidas, na prisão de ventre (constipação intestinal) quanto na diarréia. O somatório destas condições leva à diminuição do aporte de sangue ao local (hipoperfusão e isquemia) prejudicando as condições necessárias para cicatrização da fissura.
Quais são os sintomas de uma fissura anal?
- Seus sintomas incluem dor e sangramento e por isto é muitas vezes confundida com os sintomas de hemorróidas. O doente refere dor na região anal, durante e após as evacuações, acompanhado de sangramento, que pode ser visível no vaso sanitário. Coceira e inchaço podem surgir com o passar do tempo.
Qual é o tratamento das fissuras anais?
- O tratamento pode ser clínico, também chamado de conservador, ou cirúrgico, com a retirada da fissura (fissurectomia) com ou sem o relaxamento do esfíncter (esfincterotomia).
Qual é o tratamento clínico das fissuras anais?
- Correção do hábito intestinal, com dieta rica em fibras e líquidos
- Banhos de assento com água morna. Não adicione sabão, banho de espuma, ou qualquer outra coisa para a água. Os banhos de assento ajudar a aliviar a dor e relaxar o esfíncter.
- Cuidados de higiene, evitar papel higiênico, utilizando água e sabão neutro;
- Pomadas tópicas especiais que reduzem temporariamente a contratura do esfíncter interno do ânus, promovendo a melhora da vascularização local e consequentemente a cicatrização da fissura.
As fissuras que demoram em cicatrizar precisam ser reavaliadas pelo especialista e alguns casos podem necessitar de cirurgia.
Qual é o tratamento cirúrgico das fissuras anais?
O tratamento cirúrgico tem como objetivo diminuir o poder de contração do esfíncter anal interno, fazendo um pequeno corte no esfíncter para ajudar a relaxar. Com isto, consegue-se melhorar o fluxo de sangue para o local da fissura, o que estimula sua cicatrização.
As informações disponibilizadas neste site são apenas de caráter informativo e não substituem de forma alguma a avaliação do seu médico